Plantas e Flores para decoração de Apartamento
Saiba como utilizar plantas na decoração da sua casa.
Conheça algumas espécies e formas de utilizar plantas para compor a sua decoração!
Utilizar plantas na decoração é uma tendência que ajuda a trazer vida aos ambientes, deixando-os bonitos e aconchegantes. Além de transformar o espaço e deixá-lo mais harmonioso, as plantas também ajudam a trazer o verde para a decoração, de forma natural e integrada com outros itens.
Existem muitos tipos de plantas que podem ser utilizadas na decoração, mas é importante conhecer cada uma para escolher corretamente aquela que se encaixa no seu estilo de vida e tipo de apartamento. Isso porque cada espécie tem características específicas e se adaptam de um jeito a cada ambiente. De qualquer forma, não é difícil selecionar a planta ideal para o seu lar e nós vamos te ajudar!
- Plantas em vasos
Essa é a forma mais tradicional de trazer um pouco de verde para a sua casa. Os vasos vêm ganhando cada vez mais destaque na decoração, tornando-se o ponto focal em muitos casos. Vale a pena investir em vasos grandes, que possam ocupar lugares estratégicos, com espécies que vão crescer e dar ênfase a esses espaços. Se a sua casa não é tão ampla para contemplar um vaso grande, você pode optar por vasos menores, em cima de móveis para ganhar maior visibilidade.
Veja algumas espécies de plantas para vasos de todos os tamanhos:
♦ Lírio da paz
♦ Cacto
♦ Begônia
♦ Costela de Adão
♦ Pacová
- Plantas suspensas
Pendurar as plantas é uma maneira prática de incluí-las nos ambientes. Uma prática antiga, que traz todo charme para sua casa, são as plantas suspensas. Você pode utilizar macramê, cordas artesanais, bandejas suspensas, suportes de parede e muitas outras ferramentas. Ter plantas suspensas é uma ótima dica para utilizar melhor os espaços, principalmente em ambientes menores, que precisam de espaços otimizados. Além disso, é uma ótima forma de potencializar o estilo da sua decoração, utilizando materiais e cores específicas, que conversem com os outros itens e ajudem a compor o cômodo.
Veja algumas espécies de plantas para deixar suspensa:
♦ Samambaia
♦ Hera
♦ Dinheiro em penca
♦ Jiboia
♦ Peperômia-filodendro
- Jardim vertical
O jardim vertical é também uma forma de otimizar espaços. Anteriormente utilizado principalmente em varandas, hoje é colocado também em ambientes internos, como corredores, salas de jantar e jardim de inverno. Existem muitos modelos, desde os de ferro, até os mais artesanais, no estilo “faça você mesmo”. O importante é você seguir o estilo da sua decoração e pensar no lugar onde irá pendurar, já que isso influencia também no tipo de planta que você vai escolher. Uma dica legal é pensar também em hortas verticais, que podem trazer vida e cor a sua cozinha e sua alimentação. Vale lembrar que, para esse tipo de jardim, não é recomendado utilizar plantas muito grandes.
Veja algumas espécies de plantas para serem utilizadas em um jardim vertical:
♦ Marantas
♦ Suculentas
♦ Véu-de-noiva
♦ Renda Portuguesa
♦ Flor Batom
Estantes, suporte e banquinhos
Os suportes de plantas tem sido outra tendência de decoração. De ferro, madeira, em materiais mesclados, eles ajudam a trazer movimento aos espaços. Mesas de de alturas diferentes também ajudam nesse movimento. Reunir todas as suas plantas preferidas em um cantinho em suporte ou bancos de diversos modelos será um charme em qualquer cômodo da casa, As estantes são outro ponto focal interessante, já que podem ser exploradas com plantas de diferentes espécies e tamanhos, sempre seguindo o estilo da sua decoração.
Veja algumas de espécies de plantas para ter dentro de casa, em suportes:
♦ Palmeira Areca
♦ Croton
♦ Comigo ninguém pode
♦ Asplênio
♦ Singônio
Obviamente, ter plantas em casa vai além da decoração e pode ser um meio de contato com a natureza, trazendo tranquilidade, equilíbrio e leveza para o seu dia a dia. Pesquise quais são as espécies mais indicadas para a iluminação do cômodo e sua rotina. Sua casa merece um pouco mais de vida e quanto mais verde, melhor!