Dicas sobre papel de parede
Dicas de decoração com papel de parede.
Opções práticas para renovar a decoração da sua casa de forma rápida e simples!
Versátil e prático, o papel de parede é uma opção rápida para renovar a decoração da sua casa. Antigamente ele era mal visto pela dificuldade na manutenção e pelo preço elevado, porém, vem sendo bem utilizado atualmente e se popularizou no mercado.
Todo mundo tem uma parede branca em casa, que pode ser muito melhor aproveitada para decoração do ambiente. O papel de parede pode trazer cor, texturas e estampas, de acordo com o estilo do seu apartamento. Além disso, ele é capaz de transformar ambientes sem a necessidade de reformar a sua casa.
Veja algumas dicas valiosas para escolher o papel de parede ideal:
- Experimente antes de comprar
Pode parecer besteira, mas é importante lembrarmos desse processo também para o papel de parede. É comum fazer testes com tintas e pincéis quando se pretende pintar uma parede. Por isso, antes de comprar um rolo de papel de parede, experimente opções de espessura, texturas, estampas e marcas. Teste amostras de papel de parede nas paredes que você deseja decorar, assim é possível verificar possíveis combinações, além de entender como aquele papel fica na iluminação do ambiente e com os demais itens do cômodo.
- Analise as condições da parede
Antes de aplicar o seu papel de parede é importante analisar as condições do local. A superfície deve estar limpa, uniforme, firme e totalmente absorvente, para que você não tenha nenhum tipo de problema futuro com a aplicação. Após verificar a condição da parede, caso haja algo que possa comprometer o projeto, será necessário deixar a parede preparada para receber o papel de parede. Para isso, deve-se preencher pequenos buracos e fendas com massas de enchimento prontas ou enchimentos em pó. Talvez também seja necessário fazer uma pintura, para finalmente aplicar o seu papel de parede. Isso dependerá da avaliação feita anteriormente.
- Escolha uma parede
É possível fazer a decoração de um ambiente inteiro com papel de parede que tenha o mesmo tom, mas, é indicado escolher apenas uma parede do ambiente para criar uma sensação de destaque. A parede escolhida deve estar em harmonia com as outras paredes, fazendo com que ela chame a atenção na medida certa, garantindo a uniformidade do ambiente. Aqui vale relembrar a dica de fixar amostras nas paredes que você deseja aplicar o papel para ver se funciona como havia imaginado.
- Siga o estilo da sua casa
Obviamente não existem regras específicas para utilização do papel de parede, cada pessoa tem um estilo, perfil e gosto único, que acabam aparecendo na decoração da sua casa. Porém, é preciso ter atenção ao estilo que já existe no espaço, para que haja harmonia entre a parede, os móveis e objetos já existentes. Se o seu estilo for mais clássico e tradicional, é legal investir em cores e estampas mais discretas, mas,se você tiver um estilo mais despojado e descontraído, pode ser interessante se arriscar em cores mais vibrantes e temas diferentes.
- Tipos de papel de parede
Existem mais de um tipo de papel de parede, que são indicados para cada ambiente e apresentam durabilidade diferentes:
- De celulose
Mais tradicional, é fabricado com celulose, matéria prima do papel. A instalação deve ser feita em superfícies lisas e ambientes sem excesso de umidade, para não causar manchas e mofos;
- De TNT
Bem versátil, podendo ser aplicado em áreas secas ou com umidade, em paredes lisas ou irregulares, já que parece um tecido;
- De poliéster
Com durabilidade em torno de 10 anos, pode ser aplicado em ambientes úmidos, como cozinhas e lavabos, ou ainda em áreas de maior circulação, como halls e corredores;
- Vinílico
Com durabilidade acima de 10 anos, é impermeável e bem resistente, podendo entrar em contato com água;
- Emborrachado
Com durabilidade de aproximadamente 12 anos, é bem resistente, já que tem uma camada de EVA em sua superfície.
O papel de parede é, de fato, uma forma rápida e fácil de mudar a decoração e trazer um pouco de cor e charme para a sua casa!