5 Dicas para economizar
Com o fantasma da inflação voltando a assombrar os brasileiros, sabemos que economizar dinheiro não é uma tarefa fácil. Para alcançar esse objetivo é preciso fazer boas escolhas e dar prioridade ao que realmente importa. Você deve manter um controle das finanças e agir de maneira estratégica para garantir que o seu dinheiro dure mais e seja gasto de maneira consciente.
Sabemos que cada pessoa tem realidades e objetivos diferentes. Pensando nisso, preparamos 5 dicas práticas para você economizar dinheiro e começar a fazer com que ele trabalhe a seu favor.
- Compre tudo à vista no cartão de crédito
Ao contrário do que você imagina que iremos recomendar, vamos deixar aquele preconceito de lado sobre os cartões de crédito e assumir que você consegue usar ele ao seu favor. Então, se puder e tiver limite para isso, comece a pagar todas as suas contas à vista no cartão de crédito. O Brasileiro tem um péssimo hábito de fazer longos parcelamentos, causando endividamentos grandes que se tornam dores de cabeça a longo prazo. Comece a agir como os americanos, use o cartão de crédito para as pequenas despesas do dia-dia. Hoje quase tudo pode ser pago com cartão, então, evite andar com dinheiro vivo para não ter a impressão que ele está “sumindo”. Os gastos feitos no cartão te ajudam a ter uma visão clara no fim do mês de para onde seu dinheiro está indo e, também, vão te dando limites para que você pare definitivamente com gastos bobos.
- Planeje a compra do supermercado
Faça sua listinha antes de sair para o supermercado tendo uma visão clara daquilo que você precisa comprar e evite a compra de produtos perecíveis mensalmente. Apesar de a compra mensal ser bastante cômoda, este hábito pode não ser o mais interessante, ainda mais quando o assunto são os produtos perecíveis. Carnes, frutas e verduras possuem correção de preços constantemente pela conveniência e a lei da oferta e procura. Com isso, você pode fazer no momento da compra, substituições interessantes e mais rentáveis. Além disso, o prazo de validade costuma ser mais curto, o ideal é realizar este tipo de compra semanalmente. Outro benefício de fazer visitas mais frequentes ao supermercado é poder aproveitar as promoções e ofertas do dia e semana. Prefira frutas e verduras da estação pois normalmente são oferecidos com preços menores. A vantagem de morar no Brasil é que em toda estação podemos aproveitar um leque bem diverso de produtos do hortifrúti. Com isso, você consegue poupar e ainda cuidar da saúde consumindo vários tipos de frutas e legumes.
- Avalie contratos e serviços
Assinatura de revista, serviços de TV a cabo e internet, plano de saúde etc. São tantos os serviços pelos quais pagamos em nosso dia a dia, que nem nos damos conta. Verifique, um por um, a possibilidade de negociar preços, cogitando a troca de fornecedor ou de pacote se valer a pena. As vezes pagamos pacotes que nem usamos todos os serviços disponíveis e esse dinheiro poderia estar sendo aplicado em outras coisas. Reavalie valores de seguros, despesas com o carro e até se realmente precisa de um carro.
- Invista seu dinheiro
Fazer bons investimentos também é uma forma de valorizar seu dinheiro, sabia? Mesmo ganhando pouco, é possível economizar para investir em boas oportunidades e fazer seu dinheiro trabalhar para você. Como o rendimento da poupança e de outras aplicações é muito pequeno, hoje em dia é possível, mesmo com baixo investimento, dar entrada em um imóvel por leilão on-line e fazer um financiamento do restante da dívida. Em seguida, com o aluguel do imóvel, vai se pagando o financiamento e em poucos anos possuirá mais uma renda para agregar a sua tão sonhada independência financeira.
- Reserve de 10 a 20% do seu ganho mensal para emergências
Este valor é o que se conhece como reserva de emergência ou reserva financeira. É um valor importante que se guarda para momentos de eventuais necessidades e imprevistos. No Brasil, no entanto, a cultura de educação financeira ainda não é tão difundida, por isso milhões de brasileiros continuam sofrendo para pagar contas. Quando não se tem essa reserva, tanto o presente quanto o futuro das famílias ficam comprometidos. Esse é um dos erros que você precisa evitar.
É claro, com dinheiro tudo fica mais fácil. Vivemos em um país com uma das piores distribuições de renda do mundo e a maioria das pessoas ganham pouco. Entretanto, assim como em países desenvolvidos, pessoas que precisam aumentar seus rendimentos buscam empregar seu bem precioso que é o tempo livre com serviços extras, desenvolvendo vários tipos de habilidades e poupando para um futuro mais seguro que não demora a chegar, gastando sempre menos do que se ganha.