Outubro Rosa

Outubro chegou! Mês marcado pela campanha de conscientização para prevenção do câncer de mama “Outubro Rosa”. Esse movimento teve início por volta dos anos de 1990, em Nova York, com a organização de eventos pela Fundação Susan G. Komen for the cure ou “Corrida pela cura”.

As corridas ocorreram no mês de outubro, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a doença, onde cada uma delas ganhava uma fita rosa para participar. Além das corridas, eram organizados outros eventos, como palestras e desfiles de moda, que contavam com a participação de mulheres sobreviventes do câncer de mama. Devido à proporção desse evento, o congresso americano adotou o mês como “Outubro Rosa”. Esse ficou dedicado a campanhas para conscientização das mulheres americanas sobre a importância da realização da mamografia. Posteriormente, prédios e monumentos começaram a ser iluminados com a cor rosa durante o mês de outubro, como uma forma simples e elegante de conscientizar a população.

O movimento chegou ao Brasil de forma tímida, mas em meados do ano de 2008 cresceu em popularidade e incentivo. Atualmente o Outubro Rosa é comemorado pelo mundo todo e simboliza a luta mundial contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, instituições públicas e iniciativa privada. São diversas as ações realizadas durante o mês de outubro, como: palestras, mutirão de médicos, propagandas em redes sociais, televisão e a distribuição de panfletos com instruções sobre o autoexame e a mamografia.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é caracterizado pela multiplicação desordenada de células da mama, gerando células anormais se multiplicando e desenvolvendo um tumor. Existem diversos tipos desse mesmo câncer de mama, por conta disso, a doença se desenvolve de formas diferentes em cada paciente, em alguns de forma rápida e em outros mais lentamente. Também é possível o desenvolvimento em homens, em um número menor, mas é importante se prevenir.

Estima-se que haja cerca de 60 mil novos casos por ano em mulheres. Porém, quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura. Segundo o Instituto Oncoguia, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.

“O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser curada, diminuindo a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia (retirada parcial ou total das mamas)”.

Os sintomas mais comuns:

  • Dor nas mamas;
  • Nódulo na região da mama ou axila;
  • Mudanças na pele da mama, deixando semelhante a uma casca de laranja e com a coloração avermelhada.

Exames realizados para o diagnóstico:

Antes de tudo, a própria mulher pode observar se há possíveis alterações na mama durante o autoexame. Porém, além da realização do autoexame, o ideal é procurar a avaliação de um médico profissional. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Autoexame: Como realizá-lo em 5 passos:

  • Passo 1: Coloque-se de pé, se puder ficar de frente para um espelho pode ajudar;
  • Passo 2: Levante uma das mãos;
  • Passo 3: Com a outra mão disponível examine a mama;
  • Passo 4: Use a polpa dos dedos para fazer movimentos circulares e analisar toda a mama;
  • Passo 5: Faça novamente o mesmo procedimento na outra mama.

Fatores de risco:

  • Hábitos de vida: Obesidade, o uso de bebidas alcoólicas e cigarro;
  • Idade avançada;
  • Histórico familiar;
  • Menopausa;
  • Primeira gestação tardia, após os 30 anos;
  • Menarca precoce (é quando a primeira menstruação ocorre antes dos oito anos de idade, podendo fazer parte do quadro que chamamos de puberdade precoce).

Medidas para prevenção:

Para evitar o desenvolvimento da doença, existem algumas medidas preventivas recomendadas pelos médicos:

  •  Hábitos de vida saudáveis: Evitar consumo de cigarro e bebida alcoólica, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente.
  •  Amamentar;
  •  Terapia de reposição hormonal: Quando recomendada é acompanhada por um profissional da saúde especializado.

Confira também, 12 dicas para prevenir o câncer, pelo portal do INCA.

Compartilhe este post:

Você Também Poderá Gostar

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares