Vale a pena investir no mercado imobiliário?

Em meio a um emaranhado de investimentos possíveis, ainda um dos mais tradicionais que pode ser encontrado no Brasil é o feito no mercado imobiliário.

Para quem ainda não domina este setor de investimentos, o mercado de imóveis é a negociação de terrenos ou qualquer construção sobre esses terrenos de diferentes formas. Essa negociação pode ser feita de maneira direta, ou seja, o vendedor cede sua propriedade para um comprador ou indiretamente por meio de fundos imobiliários, crédito imobiliário e outras formas de negócios que envolvam bens e imóveis.

É, sem dúvida, um investimento de baixo risco, pois possui grandes possibilidades de rendimento em médio e longo prazo, o investimento imobiliário oferece chances de estabilidade financeira. Entretanto, é preciso considerar que se pode investir nesse setor tanto com a compra de imóveis para aluguel quanto comprando cotas de fundos imobiliários. Parte dos brasileiros acredita que a compra de imóveis para aluguel é também um ótimo investimento.

Formas de Investir no Mercado Imobiliário

  • Imóveis residenciais

Primeiramente, os imóveis residenciais são as clássicas construções que são feitas para serem vendidas a quem deseja sair do aluguel, precisa de um espaço maior ou deseja mudar para um local diferente.

  • Imóveis comerciais

Os imóveis comerciais são as construções voltadas para o estabelecimento de lojas e de atividades de natureza comercial.

  • Fundos Imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) surgem quando alguns investidores formam um grupo com o objetivo de unir e aplicar seus recursos em negócios de base imobiliária. Portanto, isso inclui o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, imóveis prontos, edifícios comerciais, hotéis, instituições de ensino, shopping centers e hospitais. Além disso, o fundo pode vender cotas e a renda gerada com estas transações também podem ser utilizadas para a aquisição de títulos e ações ligadas ao setor imobiliário.

  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

 Por outro lado, é possível investir no mercado de imóveis através da renda fixa. A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um investimento em renda fixa lastrado na carteira de empréstimos do setor imobiliário.

  • Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

Trata-se de uma modalidade de investimento da renda fixa, onde se investe em títulos de crédito lastreados em créditos imobiliários. Além disso, o investimento em CRI possui uma vantagem interessante: essa classe de ativos também é isenta de IOF e Imposto de Renda.

  • Leilões

Atualmente uma das melhores formas de investimento no mercado imobiliário, é por meio de Leilões. Com imóveis de valores entre  40% a 80% abaixo do avaliado e com possibilidades de parcelamento em mais de 400 meses, essa é uma das opções mais lucrativas e seguras para quem compra, vende ou investe. 

Estes exemplos mostram que tanto a margem de lucro desse empreendimento quanto a sua segurança varia de acordo com o cenário econômico do lugar a se investir. É importante ressaltar a necessidade de uma análise correta do cenário econômico e das possibilidades que esta aplicação pode trazer, para que o fator risco possa ser controlado.

Compartilhe este post:

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares