5 dicas para comprar em leilão pela primeira vez!

Veja algumas dicas para selecionar o imóvel ideal em um leilão.

Como já abordamos anteriormente, a compra de imóveis em leilão é um ótimo negócio, pois é uma modalidade que oferece valores abaixo do mercado, além de várias possibilidades de pagamento. 

Hoje vamos falar sobre como escolher o imóvel ideal, dentro desse universo de possibilidades que é o mercado de leilão. 

Confira abaixo 5 dicas valiosas para ajudar a encontrar o seu imóvel:

1. Leia o Edital

Nesse documento constam todas as informações sobre o leilão em questão, desde a data do leilão, valor de avaliação, estado do imóvel, até as formas de pagamento. Por isso a leitura do edital é extremamente importante para que você esteja ciente de todas as condições do imóvel e entenda quais serão os custos além do valor da arrematação. O edital do leilão está sempre disponível no site do leiloeiro. 

2. Verificar a reputação da leiloeira

Verificar a reputação da leiloeira para sentir-se confortável e seguro na hora de fechar negócio é fundamental. Hoje, a maioria dos leilões são realizados de forma online, através dos sites das casas de leilões que devem ser homologados pelo Tribunal de Justiça. Além disso, o leiloeiro deve possuir cadastro na Junta Comercial – JUCESP, atestando sua capacidade e idoneidade para conduzir leilões de maneira oficial. Para consultar esse registro, basta acessar a lista de leiloeiros disponibilizada no site da própria JUCESP.

3. Visite o Imóvel

Essa também é uma parte importante no processo de compra. Visite, sempre que possível, o imóvel com antecedência, para comprovar as informações do edital e checar as condições de conservação. É interessante pensar em levar um técnico para fazer uma inspeção mais minuciosa de todo o local. Antes de ir até o imóvel, entre em contato com o leiloeiro para verificar qual o procedimento necessário para que a visitação aconteça. Muitas vezes é necessário um cadastro e agendamento prévio para a liberação da visita.

4. Defina seu lance

Quando a oportunidade de negócio é boa, existirá disputa de lances. Por isso é importante saber que, nem sempre, você arrematará o imóvel pelo valor de lance mínimo. Portanto, antes de entrar na disputa e realizar seu lance, é necessário entender qual o valor máximo que você pode chegar, para que seu planejamento seja cumprido. Em uma disputa acirrada os lances são bem dinâmicos, o que eleva o valor do imóvel e exige atenção ao valor disponível para investimento. 

5. Tenha assessoria Jurídica

É mais do que indicado ter uma assessoria jurídica ao participar de um leilão, principalmente se for um leilão judicial. Isso porque um imóvel pode ir a leilão por diversos motivos, sendo necessário levantar dívidas e saber ao certo quais serão os desdobramentos após a arrematação. No caso dos leilões judiciais, será necessário manifestar-se no processo e isso será feito através de um advogado. Logo, tenha uma assessoria jurídica de confiança para lhe auxiliar ao longo do processo de compra, esclarecendo qualquer tipo de dúvida e também como interlocutor da negociação.

Agora que você já sabe por onde começar, confira todas as oportunidades de negócio em nosso site e escolha o imóvel ideal para você!



Compartilhe este post:

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares