5 mitos sobre Leilões

Os principais mitos sobre o mercado de leilões. 
Saiba como o processo de compra em um leilão é fácil, seguro e transparente.

Muitas pessoas ainda possuem certo receio de arrematar imóveis em leilão. Isso acontece, pois o mercado é cercado de muitos mitos sobre os trâmites de negócio, dificultando sua popularização e o acesso de pessoas que não são investidoras. Além disso, existe ainda o estigma de que os leilões são destinados apenas a classes mais altas da sociedade e que a arrematação é cercada de tensão. 

Hoje o mercado de leilão é um ambiente tranquilo, acessível e que permite bons negócios. A tecnologia ajudou bastante nesse processo, já que hoje a maioria dos leilões acontece de forma on-line, com segurança e transparência. 

Hoje vamos abordar os principais mitos sobre o universo de leilões, para que você se sinta seguro ao considerar essa modalidade como uma possibilidade de compra de imóveis.

1. Pagamento é sempre feito à vista – Mito!

A forma de pagamento depende muito do tipo de leilão que você deseja participar. Existem duas modalidades de leilão: Judicial e Extrajudicial, mas de qualquer forma, hoje a lei permite o parcelamento em ambas. 

Nos leilões judiciais o parcelamento é feito mediante proposta que é validada pelo Juiz do processo. Nesse caso, é necessário uma entrada de 25% do valor do imóvel e o restante do valor é dividido em até 30 parcelas.

Já nos leilões extrajudiciais, existe a possibilidade de financiamento ou parcelamento, através da instituição financeira que está levando o imóvel a leilão. Todas essas regras variam de banco para banco e são informadas no Edital do leilão. Em alguns casos, existe a facilitação da arrematação, com descontos para pagamentos à vista e taxas de juros mais baixas, de acordo com o interesse do arrematante.

2. Apenas especialistas podem participar de leilões – Mito!

Esse é um dos maiores mitos sobre leilões. A maioria das pessoas acredita que existem muitas particularidades no processo de arrematação e que elas podem cair em ciladas, o que não é verdade. Hoje, os leilões são para todos os públicos e apresentam, de fato, uma boa oportunidade de negócio. 

Vale ressaltar que, casas de leilões confiáveis, possuem consultores e especialistas que ajudam no entendimento de todo o processo e indicam os melhores imóveis de acordo com o objetivo de cada arrematante. Além disso, o fato dos leilões serem on-line facilita o acesso de qualquer pessoa interessada em arrematar um imóvel, seja para investir ou morar.

3. A desocupação do imóvel é um problema – Mito!

Em muitos casos os imóveis estão desocupados, porém, existem imóveis que ainda estão ocupados, seja com um inquilino ou com o ex-proprietário. Hoje não existem grandes problemas na hora de desocupar o imóvel, já que esses processos são comumente feitos de forma amigável e consensual entre ambas as partes. 

Não existe nenhum risco do arrematante ficar sem o imóvel, ainda que esteja ocupado, já que é um direito assegurado por lei. A entrada não será imediata e isso deve ser avaliado no momento da arrematação, porém, uma vez que a compra foi concluída, seu imóvel está garantido.

4. A burocracia é muito grande – Mito!

Como já citado anteriormente, o avanço da tecnologia impactou diretamente o mercado de leilões, que hoje é feito de forma digital, com segurança e transparência. Antigamente, de fato, era um processo burocrático, o que não acontece nos dias de hoje. 

Todo o processo é realizado no formato digital, desde o cadastro e habilitação, até o lance e a arrematação, no site do leiloeiro. Tudo é muito mais simples e acessível do que parece.

5. Há grande risco de perder dinheiro – Mito!

A compra em leilão é uma das mais seguras e transparentes. Tudo depende do objetivo do arrematante, mas todos os pontos são colocados e conhecidos antes de dar o lance. Desde o estado do imóvel, o valor de avaliação, a forma de pagamento e etc. 

A segurança em relação ao valor investido é tão grande que, caso o leilão seja cancelado por algum motivo, o que costuma ser bem improvável, todo o dinheiro é devolvido, incluindo o valor da comissão do leiloeiro.

Agora que você já sabe que comprar imóveis em leilão é seguro e confiável, cadastre-se agora para conhecer as oportunidades de negócio que temos para você!

Compartilhe este post:

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares