Decoração sustentável

Decoração sustentável: como é possível ter consciência socioambiental na hora de decorar a sua casa. Dicas para não deixar seu estilo de lado e, ainda assim, decorar de forma sustentável!

A sustentabilidade é um tema muito atual e necessário, que vem pautando o estilo de vida de diversas pessoas. Desde as compras no supermercado, até a decoração da casa, se você ainda não pensa sobre a sustentabilidade das escolhas que faz no dia a dia, está na hora de começar!

Ser sustentável está diretamente ligado à preocupação social, ambiental e econômica. E, assim como o conceito de construção sustentável e arquitetura sustentável, a decoração sustentável se baseia nos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Dessa forma, muito mais do que reciclar materiais que normalmente vão para o lixo, a decoração sustentável visa maior qualidade de vida para futuras gerações, além da conscientização sobre o consumo racional de recursos naturais. 

Quando falamos sobre decoração sustentável, estamos falando sobre escolhas ecologicamente corretas, que optem por produtos e materiais que causem menor, ou nenhum, dano ao meio ambiente. 

Vamos ver algumas dicas para aderir a decoração sustentável no seu dia a dia?

  • Reduza e reutilize

Antes de comprar novos objetos ou trocar a decoração da sua casa, questione sobre a real necessidade desse movimento. A nova aquisição será utilizada por um longo espaço de tempo, ou poderá ser rapidamente descartada? Um novo objeto é importante para o contexto da casa, ou eu posso pensar em comprar algo já usado, em um brechó e antiquário? 

Alguns objetos podem ser reutilizados e trazer um novo visual para sua decoração. Os mesmos itens podem ganhar novas utilidades e serem reaproveitados dentro de outros contextos. Uma escada, por exemplo, pode ganhar uma pintura e transformar-se em uma estante. Já os famosos pallets podem ser aproveitados de diversas formas: mesa de centro, base para cama, base para futons na varanda e assim por diante. E que tal transformar aquele antigo vinil em um relógio de parede? Um pouco de criatividade pode trazer um novo visual para sua casa. 

  • Escolha produtos e materiais sustentáveis

Se você não tem escolha e precisa realmente comprar um novo item para a sua casa, muitas coisas precisam ser levadas em consideração. A origem do material, a preocupação socioambiental do fornecedor e até a embalagem. Quando estamos falando de móveis, pense em madeiras certificadas, de reflorestamento ou de demolição. Pense em fornecedores regionais, que sejam idôneos e busquem ser sustentáveis em suas criações. 

Um ponto que vem sendo muito explorado, não apenas nos itens de decoração e móveis, é a questão da emissão de CO2. Já existem diversas empresas preocupadas com essa causa, que se comprometem a zerar a emissão de CO2 de suas produções através de reflorestamento, por exemplo. Isso também reflete nos tipos de equipamentos que você utiliza e no estilo de vida que escolheu levar. 

  • Utilize a tecnologia a seu favor

A automatização residencial, também conhecida como casas inteligentes, não parece ser algo que jogue a favor da sustentabilidade, mas ajuda bastante. Isso porque elas ajudam na hora de um consumo de energia e água mais sustentável, através de suas funcionalidades. Sistemas de controle de iluminação, por exemplo, apagam as luzes dos ambientes que não estão sendo utilizados. O controle automático de eletrodomésticos auxilia na diminuição da intensidade deles, como geladeiras e ar-condicionados. O mesmo acontece para um controle mais efetivo do consumo de água. 

Ainda que você não tenha uma casa inteligente, outros pequenos ajustes, como selecionar lâmpadas mais econômicas, além de ajudar na decoração, também acabam sendo mais sustentáveis no longo prazo. Os eletrodomésticos mais sofisticados também possuem sistemas mais econômicos em relação ao consumo de energia e de água, e costumam ter um design bem moderno e bonito.

Viu como é possível ter um estilo de vida mais sustentável, incluindo a decoração da sua casa? Agora é só colocar as dicas em prática e ajudar na regeneração do nosso planeta para as futuras gerações!

Compartilhe este post:

Você Também Poderá Gostar

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares