Tipos de iluminação para cada ambiente
A iluminação ideal para cada tipo de ambiente!
Deixe sua casa com personalidade e ainda mais confortável com diferentes tipos de iluminação.
O que torna uma casa única é a personalidade, o conforto, o estilo e os momentos que são compartilhados nesse lar. Muitas pessoas não pensam na iluminação como uma forma de decoração, mas ela influencia diretamente nas atividades que desenvolvemos em cada ambiente e se torna um diferencial. Os tipos de iluminação têm funções diferentes que valorizam os espaços e, por isso, devem ser bem pensados na hora de planejar como serão os cômodos da sua casa.
Cada ambiente possui objetivos diferentes: relaxar, ser produtivo, despertar, cozinhar, estudar e assim por diante. A cor da luz, o tipo de iluminação e o estilo são indicados para ambientes específicos. Vamos conferir?
Antes de falar sobre a iluminação em cada cômodo da casa, vamos entender quais são os tipos de iluminação mais utilizados.
– Iluminação direta: é aquela direcionada a um ponto específico, de forma intensa, seja para destacar um um elemento ou para atender as funcionalidades do ambiente.
– Iluminação indireta: traz luz ao ambiente de forma uniforme e suave, através de pontos de luz que utilizam teto e parede como refletores.
– Iluminação difusa: a luz ilumina todo o espaço uniformemente, sem contrastes e sombras, onde a lâmpada é instalada no teto.
- Sala
A sala é um ambiente compartilhado entre todos da família, utilizado para relaxar, conversar, assistir tv ou receber amigos. Por isso, é ideal ter dois tipos de iluminação: direta e indireta. No caso da sala, a iluminação direta pode ser o foco de luz principal, através de um lustre ou plafon. Para a iluminação indireta, você pode utilizar abajures e luminárias, direcionando-as para o teto ou parede, deixando a luz mais suave. Em relação a cor da lâmpada, é possível utilizar tanto a branca quanto a amarela, porém, a amarela deixa o ambiente mais tranquilo e aconchegante.
- Quarto
Lugar dedicado para descansar e relaxar, por isso, a iluminação deve ser leve e agradável. A iluminação mais indicada é a indireta, que traz uma luz mais suave. Utilize o teto como rebatedor e aposte em acabamentos em gesso, para distribuir a luz uniformemente. Além da fonte central de iluminação, aposte em luminárias e abajures para contrastar e auxiliar em um momento de leitura, por exemplo. A lâmpada mais indicada é a amarela, porém, se você costuma se arrumar nesse ambiente, é importante ter uma luz branca, para não ter o tom das roupas alterado.
- Cozinha
A iluminação da cozinha é muito importante, principalmente se você tem o hábito de cozinhar. Aqui vale tentar aproveitar o máximo de luz natural do ambiente, mas se não for possível, utilize iluminação extra nas bancadas onde são preparados os alimentos, além da iluminação principal. Para cozinhar, a lâmpada ideal é a fluorescente ou de led, Outra dica bacana é ter uma iluminação direta, através de um pendente, em cima da mesa de jantar. Nesse caso, opte pela lâmpada amarela, já que as refeições são momentos de relaxamento.
- Banheiro
No banheiro, o ideal são dois tipos de iluminação: direta e indireta. Ter uma iluminação principal, com um plafon, e uma iluminação indireta na bancada, através de gesso, para não ter sombras na hora de se olhar no espelho. Se você tem uma banheira relaxante, a iluminação indireta não deve ser muito intensa, diferentemente da iluminação da bancada. Aqui as lâmpadas indicadas são as fluorescentes ou de led, mas para um ambiente mais relaxante, a melhor opção são as lâmpadas amarelas.
- Escritório
Assim, como na cozinha, o escritório é um ambiente que precisa de muita luz, para que haja foco e produtividade. Nesse caso, não é possível utilizar lâmpada amarela, já que é um ambiente de trabalho e esse tom traz a sensação de relaxamento. A iluminação ideal é a direta, direcionada para a mesa de trabalho e/ou estudo. Então, além da iluminação principal, opte por uma luminária, que pode ser ajustada a suas necessidades. Se você costuma ler nesse ambiente, é importante ter também uma iluminação indireta, virada para um estante ou objetos que você queira dar destaque.
Agora você já sabe como utilizar os diferentes tipos de iluminação como decoração para cada ambiente da sua casa!