Mês do Orgulho LGBTQIA+
Conheça mais sobre a história do movimento LGBTQIA+ e porque junho tornou-se o Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Saiba mais sobre a história do mês do orgulho LGBTQIA+ e da sua importância social.
Que junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+ todo mundo já sabe, mas talvez não saiba de onde surgiu o movimento, porque a data existe e, ainda, qual o significado de todas essas letras. Vamos conhecer um pouco mais do tema?
O surgimento simbólico do movimento LGBTQIA+ se deu no bar Stonewall Inn, frequentado principalmente por homossexuais em Nova York. Ali, eram comuns as batidas policiais e cenas de preconceito, até que os frequentadores resolveram se insurgir. Os confrontos abertos chamaram a atenção para a situação a que aquele grupo era submetido e levaram à maior articulação das pessoas LGBTQIA+, que naquele momento reivindicavam, sobretudo, direito à visibilidade.
Ainda que não se tenha absoluta clareza do que aconteceu naquela noite, é dito que o início da revolta foi a agressão que uma mulher lésbica sofreu de um policial. Houve tensão e cerco à polícia, e uma pessoa trans teria incentivando os manifestantes a lançarem moedas nos policiais. Uma cena épica, segundo registra a literatura. Narrar estes episódios é importante para diminuir o processo de apagamento de determinados grupos dentro do movimento LGBT, como o das pessoas trans.
A Revolta de Stonewall teve repercussão significativa na sociedade norte-americana e, um ano depois, em 28 de Junho de 1970 aconteceu a primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+, também pelas ruas de Nova York. Por isso o dia 28 de junho é considerado o dia do orgulho LGBTQIA+, assim como todo o mês de junho, que é quando acontecem as Paradas do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo inteiro.
Mas, afinal, o que significam todas essas letras que designam a comunidade de pessoas com orientação sexual e identidade de gênero divergentes da heterossexual/cisgênero? De alguns anos para cá, outras letras e símbolos foram acrescentados, porém, a sigla LGBTQIA+ se tornou a mais conhecida para designar a comunidade. Entenda o que significa cada uma delas:
A primeira parte, LGB se refere à orientação sexual do indivíduo:
Lésbica – mulher que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres.
Gays – homem que se identifica como homem e têm preferências sexuais por outros homens.
Bissexuais – que têm preferências sexuais por ambos os gêneros
Já a segunda parte, TQIA+, diz respeito a identidade de gênero:
Transexuais, travestis e transgêneros, são pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino, atribuídos no nascimento com base nos órgãos sexuais.
Queer, palavra em inglês que significa “estranho” e, em alguns países, ainda é usado como termo pejorativo. É usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.
Intersexuais são pessoas que apresentam variações em cromossomos ou órgãos genitais que não permitem que a pessoa seja distintamente identificada como macho ou fêmea. Antes, eram chamadas de hermafroditas.
Assexuais são pessoas que não sentem atração sexual.
E todas as outras letras do LGBTT2QQIAAP, que não para de crescer!
A Mega Leilões valoriza a diversidade e respeita tudo que manifeste a pluralidade da nossa sociedade. Entendemos que cada indivíduo é único e deve ter sua dignidade preservada em todos os contextos em que está inserido.