Dia do Chimarrão
Você sabia que existe o dia do Chimarrão?
Conheça mais sobre a história de um dos símbolos da cultura do Sul do Brasil.
Neste sábado, dia 24 de abril, é oficialmente comemorado o dia do chimarrão! A bebida, que tem como base a erva-mate, é considerada um dos principais símbolos culturais do Sul do país. A escolha do dia para celebrar o chimarrão é uma homenagem à fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.
O chimarrão é uma herança deixada pelos índios Guarani, que já tinham o costume de consumir a erva-mate e a serviam para recepcionar os visitantes de forma acolhedora. Mais do que uma bebida, o chimarrão desempenha um papel importante como um conector social, já que é uma bebida para ser apreciada e compartilhada em grupo, reunindo amigos nas típicas rodas de chimarrão.
A bebida quente é preparada com itens específicos: cuia (recipiente onde se põe o chimarrão), bomba (o “canudo”), erva-mate e água quente. Muitos cuidados devem ser tomados para se preparar um bom chimarrão. O primeiro deles é sobre a erva, que deve ser nova e armazenada no freezer, já que é muito sensível e pode se modificar facilmente. A água deve ser mineral ou filtrada e não pode ser em pouca quantidade para não entupir a bomba. Outro ponto de atenção em relação à água é a temperatura, ela deve ser em torno de 70 graus, para não queimar a erva e manter tanto o sabor, quanto suas propriedades benéficas.
Como preparar um chimarrão:
- Preencha a cuia com ⅔ da erva-mate em um dos lados;
- Na parte livre, coloque água morna – a água morna impede que a erva queime;
- Espere 5 minutos para dar tempo da erva inchar;
- Adicione a bomba, tampando a extremidade superior com o dedo, evitando a entrada de ar;
- Adicione a água quente, em torno de 70 graus;
- O primeiro gole deve ser desprezado, pois sempre vem com um pouco do pó do mate
Obs.: se quiser repetir, não precisa colocar mais mate, basta encher a cuia de água novamente.
O chimarrão é uma bebida saudável e traz diversos benefícios ao organismo. Além de esquentar o corpo nos dias de frio, também é antioxidante, faz bem ao coração, é digestivo e ajuda na regeneração celular. E aí, tchê, bora tomar um mate!?