Como escolher a escada certa para minha casa?

Presentes em muitas casas e apartamentos, as escadas são utilizadas para fazer a ligação entre espaços diferentes de uma habitação. Além de funcional, é um elemento de grande destaque em um ambiente, sendo essencial para composição da decoração do cômodo em questão. É quase um senso comum que a escada escolhida para sua casa conseguirá deixar sua arquitetura ou decoração ainda mais moderna e sofisticada.

Atualmente, é possível encontrar uma enorme variedade de opções de escadas. Para escolher o melhor modelo para o seu projeto, é preciso considerar alguns aspectos muito importantes que vão desde o formato ideal, até a escolha do material mais adequado. Para te ajudar a conhecer os tipos de escadas existentes e fazer a escolha certa, vamos falar um pouco sobre os modelos mais utilizados.

  • A ESCADA EM LINHA RETA

Dentre elas, a tradicional: a escada em linha reta. Ela supera o desnível sem que o usuário precise mudar a direção. É a mais econômica também e pode ser personalizada com revestimento em piso, pedras de mármore, concreto queimado e adesivos decorativos. É sem dúvida um dos formatos mais simples e seguros. A escada reta é ideal para casas com crianças e idosos. Como o próprio nome sugere, esse tipo de escada segue um único lance em linha reta, indicada para ambientes amplos e lineares, pois exigem um espaço razoável para a sua instalação. Mas, em compensação, ela também oferece um espaço livre na parte debaixo, que pode ser aproveitado como despensa, biblioteca, escritório e até um mini bar ou adega.

  • A ESCADA EM “L” 

Ela é semelhante às escadas retas, mas com uma mudança na direção de cerca de 90° para um dos lados. Em prédios e sobrados, é comum que a escada em L seja em formato de leque e na maioria das vezes, são construídas em cantos de parede. Além de proporcionar um belo efeito visual, as escadas em L também aproveitam melhor o espaço disponível e, por isso, são ótimas para ambientes menores.

  • A ESCADA EM “U”

A escada em formato de “U”, também segue a linha das mais comuns em imóveis residenciais e empresariais. Ela não precisa ter a sua mudança de direção no meio da escada, podendo ocorrer nos primeiros ou últimos degraus. Em vez de realizar uma curva acentuada num estilo horizontal, ela interrompe o caminho e retorna para o sentido inicial, assim, os lances são conectados por um patamar e seguem direções opostas e criando o formato da letra U. É uma ótima opção para ambientes pequenos — desde que tenham o pé direito alto.

  • ESCADA CARACOL

Já a escada caracol, é similar a um círculo ou redemoinho. Elas são comuns em construções mais clássicas, bem como museus e até prédios antigos. Parece que elas estão sempre girando para chegar ao andar desejado. A escada caracol é a melhor opção para ambientes pequenos. Sem exigir muito espaço para a instalação, ela pode ser construída em vão redondos, quadrados, em ambientes externos e internos ou, até mesmo, no centro de um cômodo.

  • ESCADA CIRCULAR

A escada circular também apresenta curvas, porém, ao contrário da caracol, ela não segue um eixo central. Seus lances e degraus mudam de direção de maneira aleatória, compondo caminhos sinuosos de modo suave.

Também existem os tipos de escadas próprias para serviços ou para as áreas técnicas. É o caso das escadas do tipo marinheiro, que são similares àquelas usadas por eletricistas, mas são fixas e costumam ficar em caixas d ́ água ou playground. 

Similar a ela existe a escada Santos Dumont, que segue a linha marinheiro mesclada com a escada reta. Esse tipo já é mais utilizado em ambientes com pouco espaço, de forma que não comporta um design tradicional.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender a grande variedade de escadas que podem compor a arquitetura da sua casa. Agora é com você, escolher a que melhor se encaixa ao seu estilo.

Compartilhe este post:

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares