Qual porta escolher para a sua casa?
Qual porta escolher para a sua casa?
Conheça os diferentes modelos de portas, materiais e suas principais indicações.
A escolha das portas é um passo importante para qualquer projeto! Dentre os diversos modelos de porta que existem no mercado, escolher o melhor para você depende do estilo da sua casa e do espaço disponível.
Vamos começar pelos modelos?
Os diversos modelos de portas que existem no mercado podem se adequar a cada necessidade, vão de abertura e ambiente. A seguir listamos os modelos mais comuns.
- Tradicional
São as mais comuns, com abertura em uma folha. Funcionam em todo tipo de projeto e costumam ser indicadas para locais de passagem habitual, como entrada de dormitórios e banheiros. Vedam bem a passagem de som e vento, sendo encontradas à pronta entrega.
- De correr
As portas de correr ajudam a economizar espaço, já que não precisam fazer o movimento de giro para abri-las, oferecendo um ganho de até 6%. Costuma ser ideal para a abertura de grandes vãos, onde as folhas deslizam sobre um trilho, integrando os ambientes. Esse modelo não é indicado para entradas, já que não tem uma boa vedação de vento e de som.
- Pivotante
Esse modelo é similar a porta tradicional, porém, ela é estruturada em dois pinos-pivô, que a prendem em cima e embaixo. É o pino-pivô que regula o quanto da folha vai abrir para fora e a parte que gira no sentido contrário. Utilizada frequentemente para portas de entrada, já que são modernas e imponentes, é feita sob medida e atende vãos mais largos.
- Porta-balcão
A porta balcão é também conhecida como francesa. Com abertura em duas folhas, tem um estilo mais clássico e é muito utilizada em varandas e para ligar a área externa.
- Camarão
A porta camarão tem uma divisão que é dobrável, permitindo que a porta seja comprimida ao mesmo tempo que se abre. Esse modelo economiza espaço e, por isso, é indicado para espaços menores. Pode ser utilizada em vãos maiores, mas não veda tão bem o som e o vento.
- Sanfonada
Bem parecida com a porta camarão, a porta sanfonada também dobra longitudinalmente e não ocupa espaço além do vão em que está posicionada, sendo também indicada para espaços pequenos. É um modelo que perde em estética, já que apresenta acabamentos pouco interessantes, e em isolamento do ambiente, pois sua vedação não é boa.
Além do modelo da porta, o material também deve ser escolhido com atenção para combinar com o estilo e ser funcional no espaço em questão. Um mesmo projeto pode apresentar portas de materiais diferentes, de acordo com a necessidade. Vamos conhecer mais sobre os materiais mais utilizados?
- Madeira
A madeira é, certamente, o material mais utilizado quando falamos em portas. É uma opção tradicional, que traz um toque de elegância ao espaço. Elas podem ser lisas ou trabalhadas, apresentar diversas tonalidades ou ainda serem pintadas. São facilmente encontradas à pronta-entrega.
- Ferro
Se você pensa em durabilidade, resistência e segurança, as portas de ferro são a sua melhor opção. Nesse caso, a manutenção das portas deve ser feita frequentemente para que a conservação seja mantida, principalmente se existe exposição à água.
- Alumínio
A principal vantagem das portas de alumínio é a durabilidade. Elas não enferrujam e não deterioram facilmente, podendo ficar exposta ao tempo. Por isso são indicadas para área externa, cozinha e lavanderia.
- PVC
Apesar de não ser um material muito sofisticado, o PVC também garante uma maior durabilidade. Esse material é mais indicado para portas de banheiro e áreas que têm contato com água, já que não correm o risco de estufarem. Além disso, são extremamente práticas e fáceis de fazer a manutenção.
Uma porta tradicional costuma ter altura de 2,10 m e largura que varia de 60 a 90 cm. Essas dimensões são as mais comuns e são facilmente encontradas para pronta-entrega. Já os modelos diferentes, como as pivotantes, por exemplo, costumam ser feitas sob medida.
Antes de escolher a sua porta é importante pensar também na funcionalidade dela. As portas de entrada, para além da estética, são também um elemento de segurança da casa. Vale sempre lembrar qual é a real função da porta e do espaço onde ela será inserida.