A evolução do blog

O atual blog é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simples componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. 

No início dos anos 2000, o termo “influenciador digital” ainda não era usado como nos dias de hoje. Porém, a internet viu os primeiros influencers surgirem naquela época, graças aos blogs e às primeiras redes sociais, como o Fotolog, que estreou em 2002. Depois disso, outras redes sociais surgiram como Orkut, Facebook e Twitter e, com elas, mais usuários foram ganhando notoriedade e fama por conta de suas atividades online.

O site do cientista e pesquisador brasileiro Cláudio Pinhanez, do MIT Media Lab, é considerado o primeiro a ser publicado em formato de diário virtual. O seu “Diário Aberto” (Open Diary), publicado no Laboratório de Mídia do MIT, tinha o objetivo de documentar acontecimentos em sua vida e foi atualizado até 1996. Em seu primeiro texto, ele falava sobre o filme Vanya on 42nd Street (Tio Vanya em Nova York), que havia achado o máximo. A evolução das ferramentas que facilitam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitou o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem própria para blogs.

A mensagem passou a modelar o meio, quando no início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação — o permalink. Conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente — que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização fixa — uma URL — que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog.

Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs que ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores também.

 Atualmente, existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados todos os dias, de acordo com o estudo State of Blogosphere.

Apesar de existirem diversos tipos de blogs, é possível dividi-los em três grandes ramos:

  • Blogs pessoais:

São os mais populares e mais usados como um gênero diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs. Eles abordam todo tipo de conteúdo: música, tecnologia, entretenimento, arte, moda, comportamento, cuidados pessoais, esportes, literatura, estudos, decoração, maternidade, entre diversos outros. Seus blogs ou, em muitos casos, perfis em redes sociais, buscam reunir entusiastas como seguidores. Também são responsáveis por concentrar discussões em cada post, com análises de produtos, divulgações de eventos, dicas úteis para o cotidiano, e muito mais.

  • Blogs corporativos e organizacionais: 

Muitas empresas vêm utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com clientes. Tanto é assim que já existe a profissão de blogueiro. Esses são profissionais contratados pelas empresas com o objetivo da realização e manutenção de blogs internos ou externos. Registram as atividades corporativas, respectivamente, para colaboradores de forma mais privativa e externa, como clientes e fornecedores. A líder em quantidade de blogs pelo mundo é a Microsoft com um total de 4500 blogs com diferentes conteúdos.

 

  • Blogs de gênero: 

Por fim, há blogs com um gênero específico, que tratam de um assunto dominado pelo usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos, sendo que eles podem apresentar conteúdos diversos, como humorísticos, notícias e informativos. Também podem conter variedades, contos, opiniões políticas e poesias.

Em um futuro próximo estas ferramentas serão integradas fazendo parte de uma única base de dados onde não teremos mais de separar o blog do site, do twitter, do telegram, etc. Uma marca ou pessoa poderá então interagir com seus consumidores de conteúdo em uma única plataforma multicomunicativa de forma que todas essas ferramentas estejam em um só lugar. Além de democratizar, tornará mais dinâmica a comunicação entre o leitor e o escritor. 

Compartilhe este post:

Você Também Poderá Gostar

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares