Conquistando a casa própria em leilão
Conquistar a casa própria é um dos momentos mais importantes e transformadores da vida de uma pessoa. Este sonho, da compra de um imóvel, não é só daqueles que pensam em sair do aluguel ou buscam sua independência, trata-se também de pessoas que já têm a sua moradia e agora pensam em dar um salto de fé por mais espaço, beleza e conforto.
Também têm aqueles interessados no investimento para obter renda, pensando em uma futura aposentadoria com um imóvel comercial, galpões e escritórios. Mas a maior parte das pessoas não sabe que é viável realizar esse desejo através de leilões. Uma alternativa, inclusive, é o leilão on-line, pois é possível encontrar opções com preços abaixo do mercado e que atendam as necessidades de cada pessoa ou família, desde casas, apartamentos, sítios ou imóveis comerciais.
Nos leilões, é bastante comum encontrar propriedades com descontos elevados, de até 70% em relação ao preço de avaliação. Isso mostra uma oportunidade incrível e, ao contrário do que muita gente pensa, podem ainda ser parcelados ou mesmo financiados em até 420 meses. Todos os lotes contam com um descritivo bem completo a respeito do imóvel que está sendo oferecido. Além disso, o interessado pode conversar com a equipe do site para visitar o estabelecimento antes, o que dá ainda mais segurança ao comprador.
Existem três tipos de leilões de imóveis.
Os judiciais, são aqueles que o imóvel é apreendido pela justiça e leiloado para o pagamento de dívidas de massa falida ou de pessoas físicas e jurídicas. Neste caso, o imóvel terá seu preço avaliado por peritos judiciais indicados pelo juiz e o leilão ocorre em duas etapas, chamadas praças. A primeira é disponibilizada pelo valor integral de avaliação e a segunda praça, por até 60% desse valor.
O particular ou extrajudicial, é outro tipo comum onde os imóveis são de empresas, bancos e pessoas físicas para recuperação de capital. Neste caso, os imóveis são avaliados por empresas especializadas que produzem um laudo de avaliação e o valor com a liquidação forçada (com um desconto de 30% a 40%), que será o lance inicial. Este modelo é o ideal para quem quer apenas investir, se livrando de grandes burocracias e realizando o negócio de maneira rápida.
Alienação fiduciária, estes são imóveis tomados como garantia por empréstimos não pagos. Este tipo também ocorre em duas fases. Na primeira, o imóvel possui o valor da avaliação e, na segunda, o preço da dívida. Caso o devedor tenha pagado boa parte das parcelas, o valor do segundo leilão torna-se bastante atrativo.
A posse do imóvel é dada a partir da assinatura da escritura ou do contrato de compra e venda, o que leva de 30 a 60 dias após o encerramento do leilão ou de acordo com o disposto no edital.
Além das vantagens já citadas, participar de um leilão é muito mais simples do que se pode imaginar.
Ao optar por uma plataforma eletrônica de leilões que seja intuitiva, prática e segura, é possível começar a dar lances em poucas horas. Praticamente todas as pessoas podem participar de um leilão pela internet e não é preciso se deslocar a nenhum lugar especial para a participação. Apenas é necessário ter mais de 18 anos e se cadastrar junto ao leiloeiro responsável, habilitando-se para dar lances. Em geral, é preciso preencher um formulário e apresentar documentos (identidade, CPF, comprovante de residência, etc.), além de aceitar os termos e condições do site. Antes de qualquer cadastramento, no entanto, é preciso checar se a página é segura. Confira o endereço eletrônico e observe se a grafia está correta. Procure saber também sobre a reputação do leiloeiro. E não pague nada adiantado.
Seja para realizar o sonho da casa própria ou para investir, comprar uma casa pronta através de um leilão pode ser uma opção viável com redução significativa de valores de investimentos, tornando seu sonho realidade.