Migração para o interior e litoral

A possibilidade de home office estimula a migração para o litoral e interior dos estados. A possibilidade de trabalhar de casa em lugares que proporcionam maior qualidade de vida cresce e promove o êxodo urbano.

Com a necessidade do isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus, o home office tornou-se uma alternativa de trabalho e ganhou grande destaque nos últimos meses. A modalidade de trabalho, que já era conhecida de algumas empresas, trouxe pontos positivos para ambos os lados e passou a ser vista com outros olhos. 

O home office, cuja tradução é “escritório em casa”, ampliou a visão das pessoas sobre o trabalho em si e seus desdobramentos. Hoje, muito além do que trabalhar de casa, o conceito possibilitou que o trabalho remoto seja realizado de qualquer lugar. Seja uma cafeteria, um parque, um coworking ou até mesmo em meio a uma viagem. Mais do que isso, o home office despertou nas pessoas a vontade de migrar de cidade.

Como a nova dinâmica deu certo e trouxe diversos benefícios em relação a produtividade, tempo de locomoção, gastos com estrutura, entre outros, não existe mais a necessidade de trabalhar próximo ao trabalho. Com isso, muitas pessoas repensaram seus estilos de vida, passando a focar mais em qualidade e em uma desaceleração do ritmo de trabalho. Dessa forma, a mudança de cidade é a grande possibilidade de ter uma vida mais tranquila, saudável e longe da agitação das grandes cidades. 

O número de pessoas que migraram para o interior e litoral dos estados cresceu consideravelmente nos últimos anos, sendo potencializada no último ano pela pandemia. Observa-se que os municípios situados em um raio de 100 quilômetros ao redor da capital tiveram um grande aumento de população. Atualmente, dois de cada três brasileiros residem em municípios menores, que apresentam um crescimento de população 50% mais acelerado do que nas capitais.

Essas cidades têm em comum a boa oferta de serviços de saúde e educação, maior segurança, melhor mobilidade, boas opções de lazer e, obviamente, um  ritmo de vida menos agitado. O fato delas estarem geograficamente localizadas perto dos grandes centros e capitais é outro fator positivo, já que permite um fácil acesso a esses locais, quando necessário. Portanto, ainda que a modalidade de trabalho não seja completamente home office e sim híbrida (alguns dias no escritório e alguns dias de home office), a possibilidade de morar nessas cidades ainda é viável. 

Com o foco principalmente em espaço e conforto, a procura por imóveis no interior e no litoral cresceu e várias famílias estão fazendo a migração. Nesse contexto, comprar um imóvel em leilão torna-se extremamente atrativo, já que ele oferece oportunidades únicas com imóveis abaixo do valor de mercado e ainda permite diversas formas de pagamento, a depender da modalidade do leilão. 

Confira as oportunidades de negócio e escolha o imóvel que mais se encaixa às suas atuais necessidades para viver uma vida mais tranquila longe da capital.

 

Compartilhe este post:

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares