Mercado Imobiliário X Mercado de Leilões
O desempenho do mercado imobiliário em 2020 e as expectativas para o mercado de leilões em 2021.
Com o crescimento do mercado imobiliário em 2020, o cenário para 2021 é favorável a bons negócios e oportunidades para aquisição de imóveis.
Apesar de o ano de 2020 ter sido marcado por incertezas diante da pandemia de COVID-19, o mercado imobiliário surpreendeu a todos. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o financiamento imobiliário bateu um recorde histórico, com crescimento de 58% em relação a 2019.
Foram 426 mil imóveis financiados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), atingindo R$ 123,9 bilhões. Os números superaram o ano de 2014, momento em que houve o boom do setor, cujo os financiamentos acumularam R$ 112,9 bilhões.
O crescimento foi impulsionado pela queda da taxa básica de juros (Selic) para o patamar de 2% ao ano. Acredita-se que, além da diminuição da taxa de juros, outros fatores ajudaram nesse cenário, como o aumento da rentabilidade de aluguel, onde o preço médio de novos aluguéis teve alta de 2,48%, bem como a maior preocupação com espaço e conforto, já que a grande maioria das pessoas aderiram ao trabalho home office diante da pandemia.
E o mercado de Leilões nessa história?
Mesmo com o momento econômico difícil e toda a instabilidade que envolveu o ano de 2020, o mercado de leilões apresentou crescimento. Um levantamento feito pela Mega Leilões mostra um aumento de aproximadamente 18% na quantidade de leilões realizados, em comparação ao ano de 2019, e um aumento de 95% nas arrematações, em comparação ao mesmo ano.
Com a redução nas taxas de juros para o financiamento imobiliário por parte dos bancos, o crédito para imóveis voltou a ser atrativo e bem interessante para quem deseja comprar imóvel. Esse fator, aliado às vantagens que o leilão oferece, mostra que o momento é oportuno, tanto para investimento, quanto para aquisição do imóvel.
O mercado de leilões é extremamente atrativo, já que apresenta valores diferenciados no mercado, podendo chegar a até 50% do valor da avaliação, em segunda praça. Além disso, nos leilões extrajudiciais, existe a facilidade de financiamento ou parcelamento, diretamente com o banco, o que garante a confiabilidade do negócio.
Por isso, se você busca um imóvel, seja para morar ou investir, o momento é agora. Não deixe de conferir as oportunidades que temos para você!