Dicas para reciclar o lixo de casa
Dicas para reciclar o lixo da sua casa.
Reciclar é simples, mas muitas pessoas ainda não sabem por onde começar. Veja as nossas dicas!
Reciclar resíduos é algo simples e muito importante para um estilo de vida mais sustentável e de acordo com as necessidades do nosso planeta. Porém, é difícil entender como começar! Hoje vamos dar algumas dicas para tornar a reciclagem parte das suas atividades do dia a dia e elevar a consciência sobre nossos hábitos e o meio ambiente.
Antes de falarmos mais sobre a reciclagem, vale a pena entender que lixo é, na verdade, chamado de rejeito e é algo que não serve para mais nada. Já o lixo orgânico ou reciclável são chamados de resíduos e precisam, apenas, ser corretamente separados. O resíduo orgânico pode ser direcionado para composteiras, transformando-se em adubos. Já o resíduo reciclável deve ser direcionado para cooperativas ou para coleta seletiva.
A reciclagem nada mais é do que o processo de transformações de materiais descartados para a elaboração de novos produtos. Sendo assim, a reciclagem é uma forma de reduzir a produção material através da substituição de matéria prima virgem, pela reciclada. Isso também diminui a quantidade de resíduo, tornando-a extremamente importante nos dias de hoje.
Veja algumas dicas e saiba por onde começar:
- Saiba quais materiais podem ser recicláveis
Papel – Jornais, revistas, impressos em geral, caixas de papelão e embalagens longa vida.
Plástico – Garrafas, brinquedos, potes de cremes e xampus, embalagens de produtos de limpeza, sacos, sacolas, saquinhos de leite, tubos e canos e papéis plastificados, metalizados ou parafinados (como embalagens de biscoitos).
Metal – Latas de cerveja, refrigerante e sucos; molduras de quadros e esquadrias (formas de janelas, portas, portões, venezianas etc.).
Vidro – Garrafas, vidros de conserva e frascos. É importante que tenham suas tampas retiradas antes do descarte.
- Separe o resíduo orgânico do reciclável
Muitas pessoas, ao descartar o lixo, colocam restos de comida, plástico, papéis, alumínio e demais resíduos no mesmo saco plástico. Separar os tipos de resíduos em dois (lixo orgânico e lixo reciclável) é fundamental para que a reciclagem aconteça. Por isso, tenha uma lixeira separada apenas para os resíduos recicláveis. Dessa forma fica mais fácil a organização na hora de levar para a coleta seletiva ou para as cooperativas.
- Facilite o armazenamento e triagem
Ao separar os resíduos recicláveis, é possível conhecer os diferentes tipos de materiais e adiantar algumas etapas do processo. Existem diversos tipos de vidro e plástico, por exemplo, e a maioria deles apresenta um logotipo com uma numeração, que indica seu tipo e se pode ser reciclado. Verifique as regulamentações locais para saber quais são aceitos e se precisam ou não serem separados uns dos outros.
Já o metal é um dos materiais mais reciclados atualmente e as latinhas de bebidas podem ser armazenadas amassadas, ajudando na diminuição do volume do lixo.
- Limpe os itens
Limpar todos os itens antes de reciclá-los é muito importante para o processo. Limpar os materiais facilita a reciclagem e contribui para que não gerem cheiro desagradável no seu lixo e chegam em um estado adequado a triagem. O ideal é que os materiais sejam lavados com água de reuso, para que seja, de fato, sustentável. Outro ponto positivo é que uma reciclagem limpa não atrai insetos e mantém o seu lixo também em boas condições.
- Pesquise sobre a coleta seletiva
Pesquise e entenda como funciona a coleta seletiva na sua região. Verifique se existe alguma cooperativa ou catadores independentes trabalhando próximo a sua residência. Dependendo da sua localidade, a separação pode ser mais ou menos específica. Portanto, se organize para poder reciclar o máximo de materiais possíveis.
Com essas dicas você já pode começar a reciclar seus resíduos e contribuir para a preservação do planeta. Um estilo de vida mais sustentável é possível e exige apenas algumas mudanças em nosso dia a dia.