Dicas para criar jardins em apartamentos
Com o fechamento inesperado de parques e jardins públicos, nunca fez tanto sentido buscarmos dentro de nossas casas o convívio com o meio ambiente.
A pandemia nos obrigou a viver um pouco mais afastados; em espaços adaptados, demonstrando que a nossa relação com a natureza foi alterada. Ao reproduzirmos em nossas casas, o bar, balada, restaurante, academia, escritório e até jardim que antes íamos.
Além das questões estéticas, a presença de plantas interfere na saúde e no bem-estar dos moradores. Elas são excelentes na conservação da temperatura e diminuição de barulhos da rua. Enquanto alguns concentram seu jardim em um determinado espaço dentro do ambiente, outros escolhem por espalhar suas plantinhas em todas as partes da casa em pequenos vasos ou penduradas. Tudo é possível com criatividade e bom gosto e para isso daremos a você dicas importantes para criar jardins em apartamentos.
- ESCOLHA O LOCAL DO SEU JARDIM
Se possível, organize seu jardim na varanda ou algum local do apartamento onde é possível ter um ambiente controlado das condições climáticas mais extremas. É importante que receba uma boa dose de luz solar durante o dia, mas não sofra com ventos intensos ou chuva.
- PARA CADA CANTINHO UMA PLANTA IDEAL
Para aquele parapeito de janela interna, cabem lindas jardineiras. Para os cantos no chão, cabem vasos com plantas longas, mas quando o único espaço livre é o teto, podem ser colocadas plantas suspensas que escorrem até o chão e que dão um charme no ambiente.
- SE O PROBLEMA É FALTA DE ESPAÇO
Os pallets de madeira colocado na posição vertical podem funcionar como uma espécie de prateleiras que cabem pequenos vasos. Daí vai da sua criatividade. As lojas especializadas têm bastantes ideias criativas em madeira, PVC, cimento, cerâmica, entre outras diversas opções recicláveis que você pode gostar e combinar com seu apartamento.
- OBSERVE O CLIMA DA SUA REGIÃO E O TIPO DE VEGETAÇÃO IDEAL
Em apartamentos, são possíveis pequenas hortas e temperos que usamos na nossa cozinha diariamente. Até ervas para saborosos chás naturais.
- TER AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS AJUDA E ESTIMULA O TRABALHO
Ter os materiais essenciais para o trabalho de jardinagem ajuda muito no dia a dia e ainda estimulam a criatividade. Pequenas pás, regadores, tesouras de jardim, fertilizantes e repelentes naturais que ajudam a realizar a manutenção e cuidado necessários para que seu jardim alcance os resultados esperados.
- RESERVE TEMPO
Cuidar de plantas é como cuidar de qualquer outro ser vivo. Requer disciplina e se faz necessário organizar seu tempo para oferecer atenção e carinho para que elas cresçam corretamente e se mantenham sempre bonitas, agregando beleza ao ambiente. Se precisar viajar, será necessário delegar a tarefa a um amigo, vizinho ou parente para os cuidados regulares.
A criação de um jardim dentro de um apartamento produz beleza; é uma forma de terapia onde é possível melhorarmos nossas habilidades distribuindo amor e afeto pela natureza, que tal começar agora mesmo o seu próprio jardim?