A história contada através de fotografias
Em 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. É possível imaginar um mundo sem ela? Podemos registrar e guardar qualquer momento em poucos segundos, além de ter cada sensação impressa através de registros que transbordam sentimentos graças à evolução das tecnologias.
Uma das funções da fotografia é documentar uma era, um povo, uma história. Ao longo dos anos as fotos passaram a se apropriar de novos conceitos e é hoje uma das manifestações artísticas que mais cresce e ganha atenção. A fotografia revolucionou o mundo e a forma das pessoas guardarem lembranças e registrarem momentos.
Muitos foram os estudiosos, que pesquisaram sobre formas de fixar imagens em um papel. E todos tiveram sua importância nesse processo. Contudo, foi o francês Joseph Nicéphore Niépce (1763 – 1828), que estudou as propriedades do cloreto de prata sobre superfícies de papel desde 1817 a 1826. E então conseguiu realizar a primeira fotografia registrada na história.
A fotografia conta um acontecimento, um sentimento, um pensamento e muitas vezes nos despertam até a lembrança de um cheiro, remetidos pela nossa memória afetiva. Basta lembrarmos das fotos que já nos encantaram durante toda nossa vida. Vivemos em uma era tão digital, que raramente vemos porta retratos e álbuns com fotos impressas. Porém, não podemos deixar de assumir que nada se compara a uma fotografia palpável, eternizada. Contar histórias nada mais é que organizar os pedaços em que cada imagem nos transmite e montar uma narrativa completa, atraente e de grande valia.
Toda boa história tem começo, meio e fim… Se inicia em uma expectativa, se baseia em fatos e se encerra com uma mensagem final a se refletir. Pense nisso quando for distribuir suas fotos pelas lâminas do seu álbum, pois elas formarão toda essa base para se contar uma linda e importante história. Afinal, como uma conhecida expressão popular diz: “uma imagem vale mais que mil palavras”.
O impacto de uma imagem é tão grande, que pode ser utilizada sem nenhum texto e ainda assim transmitir uma mensagem completa e de forma muito eficaz. Entretanto, ainda que as fotos mais famosas da humanidade tenham ultrapassado muitas gerações, em sua maioria, suas histórias não representam a imagem em si. Por isso, decidimos te contar as tramas por trás de algumas das fotografias mais conhecidas no mundo.
- Beijo da Times Square (1945)
Foi assim em 1945, após o anúncio do fim da segunda guerra mundial. O marinheiro George Mendonsa, alterado pela bebida e eufórico pela ocasião, foi fotografado no exato momento em que cravou um beijo histórico na enfermeira Greta Z. Fredman em plena Times Square, em Nova York. Esse beijo ficou eternizado até os dias de hoje.
- Beatles atravessando a Abbey Road (1969)
Apesar desta fotografia ter sido mundialmente conhecida e reproduzida diversas vezes, poucas pessoas sabem que, antes dessa, foram feitas mais seis imagens. Dizem que o fotógrafo só teve dez minutos para fazer o retrato, pois Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando para fotos idiotas”. Outra curiosidade é que por McCartney aparecer de pés descalços na fotografia, alimentou a lenda de que ele estaria morto, vítima de um acidente de carro três anos antes do registro.
- Papel de parede Windows (1995)
A foto tão famosa foi tirada em 1995, pelo fotógrafo Chuck O’Rear, do National Geographic. A paisagem, apesar de parecer uma pintura, foi capturada nas planícies de Sonoma, nos EUA. Chuck conta que não imaginava o sucesso que ela faria. Acredita-se que essa pode ter sido a foto mais vista na história, uma vez que foi usada como tela inicial do Windows pela maioria, quase absoluta, dos computadores na década de 2000.
De fato a fotografia revolucionou o mundo. Através dela podemos visitar qualquer lugar, conhecer o mundo e reviver momentos especiais, que guardamos com carinho, mas que não podem ser vividos novamente.
Sem a fotografia, o mundo seria completamente diferente hoje. Talvez, um pouco mais sem cor, sem memória e mais vazio. Por isso, mesmo que as formas de se tirar uma foto tenham mudado, nunca deixe de registrar os bons momentos. É preciso continuar fazendo história, às vezes sem palavras, mas através de grandes fotografias.