Dicas para deixar seu imóvel novo com a sua cara
Uma das primeiras coisas que pensamos quando compramos um imóvel é: “não vejo a hora de deixar com a minha cara!”.
Porém, muitas pessoas ficam em dúvida por onde começar e quais aspectos do lar devem considerar na hora de planejar a decoração. Pensando nisso, separamos um passo a passo com dicas para te ajudar a deixar seu imóvel de jeito que você sempre sonhou.
Qual decoração combina comigo?
Antes de começar a decoração do imóvel é importante realizar uma autorreflexão. Você deve se perguntar: qual é o meu estilo? Do que eu gosto e do que eu não gosto?
Uma boa dica é analisar o seu guarda-roupa, por exemplo. Lá você pode encontrar a resposta se você é uma pessoa mais clássica, alternativa ou que prefere materiais naturais. Isso pode indicar as opções para seu lar: moderno, decoração rústica, mobília clássica, etc.
Depois de definir o estilo ideal, entramos em uma fase muito importante: a pesquisa! Faça uma extensa pesquisa online em busca de referências do estilo de decoração escolhido. Redes sociais como Pinterest e Instagram podem te ajudar a visualizar melhor o resultado, mas também aconselhamos uma visita em lojas especializadas em decoração para ver tudo de perto.
Uma vez definido seu estilo de decoração e a pesquisa realizada, é hora de botar a mão na massa!
Elaboramos um passo a passo para ajudar a não esquecer de nada:
1) PENSE EM CADA OBJETO COMO UM TODO
Ao comprar os itens que irão decorar a casa, é fundamental pensar neles como peças de um único quebra-cabeças. Assim, além das funções de cada um se complementarem, todos os cômodos conversarão entre si.
Exemplos de objetos fundamentais para composição de um lar planejado: tapetes, cortinas, quadros, espelhos, almofadas, vasos, etc.
2) ILUMINAÇÃO FAZ TODA DIFERENÇA
Deixe sua casa com personalidade e ainda mais confortável com diferentes tipos de iluminação.
Muitas pessoas não pensam na iluminação como uma forma de decoração, mas ela influencia diretamente nas atividades que desenvolvemos em cada ambiente e se torna um diferencial. Os tipos de iluminação têm funções diferentes que valorizam os espaços e, por isso, devem ser bem pensados na hora de planejar como serão os cômodos da sua casa.
Cada ambiente possui objetivos diferentes: relaxar, ser produtivo, despertar, cozinhar, estudar e assim por diante. A cor da luz, o tipo de iluminação e o estilo são indicados para ambientes específicos.
Fizemos uma matéria sobre os tipos de iluminação ideal para cada ambiente, clique aqui e confira!
3) DEFINA UMA TABELA DE CORES
Resumidamente, existe três tipos de cores: as cores quentes, as cores frias e as cores neutras. Quando falamos de roupas, é comum ver cores complementares juntas, como roxo e amarelo. Na decoração por sua vez, a tabela de cores deve ser mais certeira.
As cores transmitem sensações. Por isso, é importante pesquisar e entender qual melhor caminho para seguir, por cômodo e no geral.
Para te ajudar, confira nossa matéria sobre “Como escolher as cores ideais para as paredes de casa?”
4) DECORE COM PLANTAS
Utilizar plantas na decoração é uma tendência que ajuda a trazer vida aos ambientes, deixando-os bonitos e aconchegantes. Além de transformar o espaço e deixá-lo mais harmonioso, as plantas também ajudam a trazer o verde para a decoração, de forma natural e integrada com outros itens.
Existem muitos tipos de plantas que podem ser utilizadas na decoração, mas é importante conhecer cada uma para escolher corretamente aquela que se encaixa no seu estilo de vida e tipo de apartamento. Isso porque cada espécie tem características específicas e se adaptam de um jeito a cada ambiente.
Para saber mais, confira nossa matéria sobre como decorar seu lar com flores e plantas
5) CONTE COM AJUDA PROFISSIONAL
Não se sente seguro de fazer toda a decoração sozinho? Contrate ajuda! Existem muitas vantagens em contratar um arquiteto ou designer de interiores para ajudar a deixar o imóvel decorado com o seu estilo.
O profissional fica encarregado de tirar as medidas, fazer a planta do apartamento, montar um projeto de decoração e, caso você prefira, ele pode fazer todas as compras de materiais e de objetos decorativos.
Esperamos que essas dicas te ajudem a transformar seu imóvel novo em um lar com a sua cara, para você construir muitas histórias.