A HISTÓRIA DA TELEVISÃO NO BRASIL
O surgimento da televisão no mundo
Desde a metade do século 19, cientistas do mundo todo tentavam descobrir uma maneira de transmitir uma imagem de um lugar para outro. Os experimentos continuavam em todo o mundo e a televisão começou a surgir: Alemanha e França (1935); Rússia (1938) e os Estados Unidos (1939). Mas, o grande boom da TV aconteceria somente após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Foi no dia 12 de julho de 1962, que o satélite americano Telstar transmitiu as primeiras imagens televisionadas ao vivo entre os Estados Unidos e França dando assim o primeiro passo para a era da comunicação global.
Chegada da TV no Brasil, “salve 11 de agosto!” — Dia nacional da televisão, 71 anos.
No Brasil em 1950 o visionário Assis Chateaubriand comandava o império jornalístico “Diários e Emissoras Associados”. Através de um grupo de empresários, artistas e técnicos que acreditaram no sonho de fazer televisão, foi criada a primeira emissora de televisão da América Latina no Brasil, a TV Tupi de São Paulo. Nem parecia que apenas 22 unidades daqueles aparelhos de TV comercializados oficialmente na época, se tornariam mais tarde uma mania nacional.
O programa de estreia, um show de variedades protagonizado por artistas da época começou com uma hora de atraso.
A estreia foi assistida por uma pequena plateia que jantava no Jockey Clube de São Paulo. Além de proprietários dos 200 aparelhos contrabandeados pelo próprio Chateaubriand e curiosos que se aproximassem dos 22 receptores distribuídos em vitrines de 17 lojas no centro de São Paulo.
O alcance da transmissão era de cerca de cem quilômetros, alcançando cidades como Campinas e Santos. No final de 1951, estimava-se que existiam no Brasil cerca de sete mil aparelhos de televisão, a maioria em São Paulo e o restante no Rio de Janeiro.
Popularização da Televisão
Durante alguns anos, a televisão foi considerada a companheira de poucos, visto que apenas famílias ricas podiam comprar o caríssimo objeto. Porém, após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu o barateamento dos aparelhos e o surgimento de mais canais transmissores. Assim, praticamente, todas as classes sociais passaram a ter acesso à televisão e hoje em dia, a maioria das casas possui, no mínimo, um televisor.
A televisão como meio de comunicação
A televisão tornou-se um eficiente meio de transmissão de informações, com telejornais, mas também de programas de entretenimento, como programas de auditório, infantis, novelas, entre outros.
Além de transmitir notícias e distrair o público, a TV apresenta um grande número de publicidade, pois esta é a principal fonte de financiamento da televisão o que leva o espectador ao consumo. A final da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, foi uma das maiores audiências registradas na história, reunindo cerca de 1 bilhão e 100 milhões de espectadores.
A Televisão em constante evolução
A TV que conhecemos hoje continua evoluindo com os serviços de streaming e acredita-se que em breve não existirá mais a programação aberta como conhecemos hoje. A tendência será a redução desses serviços às plataformas de propaganda enquanto o consumo televisivo será cada vez mais personalizado pelo público.
Curiosidades sobre as datas comemorativas:
Comemora-se o dia da televisão em várias datas, como:
11 de agosto, dia da padroeira da televisão, Santa Clara;
Santa Clara morreu em Assis, Itália, em 11 de agosto de 1253. Doente, ela não conseguia sair de sua cama para assistir de forma presencial à missa. No entanto, milagrosamente, Deus lhe deu uma visão da eucaristia em tempo real, algo parecido a uma transmissão televisiva projetada na parede de seu quarto. Essa ‘visão’ foi confirmada depois por pessoas que estiveram na celebração e atestaram o conteúdo da pregação que Clara acompanhou à distância. Por esse milagre, ela foi aclamada padroeira da televisão pelo papa Pio XII.
Dia nacional da TV;
18 de setembro, dia Nacional da Televisão; Sendo este o dia da inauguração da TV Brasileira (TV Tupi) e data instituída por Lei Federal desde 2001.
Dia mundial da TV;
21 de novembro, o dia Mundial da Televisão. Data instituída pela ONU em 1996 com objetivo de promover o intercâmbio mundial de programas sobre a paz, segurança, desenvolvimento econômico e questões sociais e culturais.
Mesmo após desenvolvimento nos meios de comunicação e implementação de aparelhos portáteis, a televisão não deixa de ter um papel importante. Ela abriu portas para muitas das tecnologias atuais, revolucionando áreas como jornalismo; publicidade e entretenimento.