Como escolher as cores ideais para as paredes de casa?
Como escolher a cor ideal para as paredes de casa?
Saiba mais sobre cores, combinações e como utilizar a pintura para trazer personalidade a cada cômodo da casa.
As cores são importantes não apenas para decorar o ambiente, mas também para transmitir sensações: tranquilidade, alegria, conforto, aconchego, sofisticação, entre outras impressões. Além disso, uma maneira comum de mudar o ambiente sem gastar muito é pintar as paredes da casa.
Através das cores também é possível criar efeitos visuais para trazer a sensação de amplitude, luminosidade e profundidade, por exemplo. Porém, antes de colocar a mão na massa é necessário estudar o local que vai receber a pintura. Pensar em quais paredes serão escolhidas para receber cor, quais cores serão essas e em como tudo se conecta com a sua decoração é muito importante!
Cores e combinações
Para começar, é necessário escolher a cor adequada para o seu cômodo. Por isso vale pensar na sensação que você quer transmitir, assim fica mais fácil direcionar o tom, já que existem diversas cartelas de cores no mercado.
Se o objetivo é trazer tranquilidade, opte por cores off-white e azuladas. Cores mais fortes, como o amarelo e o laranja, trazem alegria e incentivam a comunicação. Os tons terrosos proporcionam segurança e otimismo, enquanto o verde ajuda a relaxar. Obviamente não existe uma regra e uma mesma cor pode trazer diversas sensações, de acordo como é utilizada.
As combinações de cores são bem utilizadas e trazem mais dinamismo ao cômodo em questão. Uma maneira muito usada na hora de combinar cores é o círculo cromático, onde é possível ter ideias de combinações entre cores que se contrapõe ou cores que se complementam. Muitas combinações diferentes podem ser visualizadas através do círculo. Você pode ainda selecionar uma paleta de cores para cômodo da sua casa, que conversem entre si mas que, principalmente, expressem o seu estilo e personalidade.
Cores para cada cômodo:
– Quarto
Cores brandas, que trazem tranquilidade e relaxamento são as mais indicadas para esse cômodo, já que o objetivo aqui é descansar e dormir. Porém, algumas pessoas gostam de menos luz no quarto, para uma sensação mais aconchegante. Nesse caso, tons terrosos, azul escuro e até mesmo o preto podem funcionar bem. Apesar dos tons alaranjados e avermelhados gerar certa ansiedade, tonalidades mais vibrantes deixam o ambiente com mais movimento e estimulante.
– Sala
Na sala é importante combinar as cores com outros tipos de revestimentos, além do estilo de decoração. Cores claras costumam ser as mais escolhidas, como os tons pastéis, que combinam em qualquer ambiente e trazem sensação de amplitude em ambientes menores. Se você quer trazer mais personalidade à sua sala, vale a pena investir em um tom vibrante, mesclado com outros mais neutros. Dessa forma o ambiente não fica sobrecarregado e mantém o objetivo de ser aconchegante.
– Cozinha
A cor branca é a que geralmente predomina na cozinha, já que traz sensação de amplitude e limpeza. Porém, tonalidades mais vibrantes como vermelho, amarelo e laranja são bem utilizadas, trazendo sensação de alegria. Existe uma tendência na utilização de tons frios, que trazem sofisticação e calma ao ambiente, como os verdes e azuis.
– Banheiro
Banheiros que não utilizam azulejo vem sendo uma tendência, trazendo um estilo único e diferenciado ao ambiente. Mesclar duas cores de tinta trazem um toque especial para decorações mais discretas, mas devem harmonizar com os materiais de revestimento, que podem ser madeiras e porcelanatos. Utilizar tom sobre tom, criando um contraste com o piso também é uma dica interessante.
As cores escolhidas vão depender muito do gosto pessoal de cada pessoa. Não existe certo e errado, apenas algumas técnicas que ajudam a direcionar na hora de escolher o que pintar. O importante é que você se sinta confortável em ambientes que expressem a sua personalidade e estilo!