Hábitos diários que salvam o mundo

Pequenas mudanças no seu dia a dia que podem transformar o mundo!
Novos hábitos podem ajudar na preservação do meio ambiente e trazer uma rotina mais saudável para você e sua família.

O cuidado e atenção com nosso planeta é um tema cada vez mais urgente. Ser uma pessoa consciente em relação aos seus hábitos, ajuda muito na hora de preservar o meio ambiente, além de tornar o mundo um lugar melhor para as gerações futuras. 

A semana do meio ambiente, que acontece sempre na primeira semana de junho, proporciona diversas reflexões sobre a preservação do nosso patrimônio natural, promovendo ações de proteção e preservação do meio ambiente. Para alguns, pode parecer que, para apoiar e ajudar a causa, é necessário adotar mudanças drásticas em sua rotina, mas a verdade é que com pequenas mudanças você já ajuda bastante na regeneração do nosso planeta e vive uma vida mais saudável. Veja algumas dicas simples para começar!

  • Ecobags ou sacolas reutilizáveis

Uma mudança bem simples em uma das atividades mais frequentes do nosso dia a dia. Ir ao supermercado pode gerar uma grande quantidade de plástico, não apenas na sacola onde levamos as compras para casa, como também nas sacolinhas para armazenar legumes, verduras e frutas. É importante parar de usar embalagens para diminuir a quantidade de plástico encaminhada ao meio ambiente. As sacolas para embalar legumes, verduras e frutas são totalmente dispensáveis, ou, caso você sinta necessidade de separar esses itens, opte por saquinhos de algodão retornáveis. Já as sacolas de plástico, utilizadas para armazenar os alimentos no trajeto até a casa, podem ser facilmente substituídas por sacolas retornáveis. Se você não gosta dessas sacolas de plástico mais resistentes e reutilizáveis, pode optar por ecobags, que são facilmente levadas dobradas na bolsa. Existe ainda uma terceira opção, que traz todo charme e estilo vintage ao seu momento no supermercado, que são os carrinhos de feira! Dos clássicos aos mais modernos, eles são extremamente sustentáveis e ajudam a carregar o peso das compras.

  • Canudos inox e copos dobráveis

Essa é uma outra alternativa para diminuir a quantidade de embalagens que são consumidas no automático. Os canudos inox são facilmente levados em bolsas e mochilas, assim como os copos dobráveis, ocupando pouco espaço. Essa atitude significa muito na preservação do meio ambiente, especialmente dos mares e animais marinhos. Os canudos de plástico demoram em torno de 400 anos para se decompor na natureza e são comumente confundidos com alimento por animais marinhos. Assim como os canudos, os copos descartáveis também geram uma grande quantidade de plástico, que ficará durante muito tempo na natureza. O mesmo acontece para as garrafas PETS, onde consumimos refrigerantes e água. Além de serem extremamente poluentes, alguns desses materiais são tóxicos e fazem mal à nossa saúde. Por isso, uma outra alternativa para diminuição do consumo desse material é sempre levar um copo de alumínio ou dobrável, e levar sempre uma garrafa de vidro na bolsa para o consumo de água.

  • Separe o lixo da sua casa

Outra tarefa simples e necessária, que com o passar do tempo torna-se automática e inevitável: separar o lixo. O descarte de materiais recicláveis nos lixo orgânico é uma das coisas mais absurdas do mundo moderno. Praticamente todas as cidades possuem separação de lixo limpo, onde essa coleta acontece no mínimo uma vez por semana. Além disso, muitos prédios já possuem essa distinção na sua própria separação de lixo. Para que essa mudança seja mais rápida e natural, compre uma lata de lixo destinada apenas à recicláveis. Se você fizer questão e quiser investir, existem latas de lixo identificadas com as cores de cada material, tornando a separação ainda mais detalhada e fácil, dentro da sua rotina. Outra dica bacana é separar seu lixo orgânico de destiná-lo a lugares que utilizam a sua decomposição a favor da natureza, como no caso das composteiras. São as minhocas que transformam o lixo orgânico em húmus, que nada mais é do que um adubo orgânico. Dessa forma, o lixo orgânico não vai para os aterros sanitários, ou lixões, e deixam de produzir efluentes que podem contaminar o solo e a atmosfera. O mais legal é que é possível ter uma composteira na sua casa e até em apartamentos!  

  • Vá de bike!

Quem vive em grandes metrópoles pode optar por alternativas de mobilidade urbana, que ajudam na preservação do meio ambiente. O incentivo pela utilização de bicicletas como meio de locomoção tem aumentado muito nos últimos anos. Existem cidades que são super conhecidas pela quantidade de bicicletas circulando, como é o caso de Berlim e Amsterdã. Além de ser um tipo de atividade física eficaz, as bicicletas são grandes aliadas do meio ambiente, já que não utilizam combustíveis fósseis, não poluem o ar, e são também uma opção mais barata. Para cidades que não são planas, existem as opções elétricas, que ajudam nas subidas e descidas e seguem sendo melhores do que carros e outros meios de transporte.

Pequenas atitudes podem mudar o mundo e, a partir do momento em que entendemos nosso papel na preservação do planeta, bem como no futuro dele, fica mais fácil dar um passo em direção ao novo. Esperamos que você comece agora mesmo!

Compartilhe este post:

Você Também Poderá Gostar

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares