Home Office em espaços pequenos

Home Office em imóveis compactos.
Como é possível criar espaços de trabalho tranquilos e funcionais em lugares pequenos.

Que o home office veio para ficar, a gente já sabe! A pandemia de COVID-19 acelerou o processo que já vinha se desenhando na maioria das empresas. Trabalhar em casa traz maior autonomia em relação às atividades e, também, mais qualidade de vida. Porém, como adequar o apartamento para ter um espaço exclusivo para trabalhar?

Destinar um espaço da sua casa para o home office não é uma tarefa simples, principalmente para apartamentos pequenos, que não costumam ter esse cômodo já planejado. Hoje trouxemos dicas para você adaptar alguns espaços e transformar seu home office!

Antes de começar, é importante saber se o espaço será compartilhado, quantas horas será dedicado ao trabalho e também quanto você pode gastar. Dessa forma é possível fazer escolhas mais inteligentes e assertivas para seu local de trabalho.

  • Cantos inusitados 

Qualquer cantinho do apartamento pode se transformar em home office. Alguns espaços inusitados, como um closet, armário, embaixo da escada ou na lateral da cama, podem ser adaptados para receber uma mesa e materiais de trabalho. Caso o espaço esteja em um ambiente compartilhado, é possível utilizar um biombo ou uma estante, para separar os ambientes.  

  • Móveis planejados

A melhor forma de aproveitar os espaços é com móveis sob medida. Dessa forma você pode planejar melhor a sua bancada de trabalho e otimizar cada cantinho. Se essa for uma opção que cabe no seu bolso, pense em soluções para auxiliar nas rotinas de trabalho, como um lugar destinado a impressora, fios do computador, armazenagem de documentos e outros materiais que façam parte do seu dia a dia.

  • Utilize paredes e otimize espaços 

A parede é uma grande aliada para decoração de apartamentos pequenos. O mesmo também acontece na hora de montar seu home office. Coloque prateleiras ou nichos que possam apoiar livros e papéis que são utilizados com maior frequência. Um painel de cortiça ou uma lousa para deixar lembretes e fazer anotações também ajuda a caracterizar o ambiente. 

Já na parte debaixo da mesa, além de uma lixeira, é possível colocar um arquivo de pastas suspensas, para organizar melhor seus documentos. Caixas também podem ser utilizadas para essa mesma finalidade, ou para armazenar papéis e outros itens necessários. Se fizer sentido, invista em um gaveteiro, principalmente se houver documentos confidenciais ou muito importantes que devam estar fora do alcance de outras pessoas. 

  • Utilize cores claras e organizadores

Um dos truques de decoração para ampliar ambientes pequenos é a utilização de cores claras. Tanto nas paredes como nos objetos, isso trará a sensação de que o ambiente é maior. 

Alguns itens podem ajudar a deixar o ambiente mais organizado. Guardar o material de trabalho em uma cesta deixa o local mais clean e também serve como um item de decoração, por exemplo. Os materiais de escritório como clips, grampeador, elástico, canetas, entre outros, podem ficar guardados em caixas organizadoras ou em porta canetas estilizados. Um memory-board pode auxiliar na organização da sua rotina e das atividades que são prioridade.

  • Iluminação é fundamental

Esse é um ponto muito importante na hora de definir o local do seu home office. A luz natural ajuda bastante na produtividade, por isso fazer o seu home office próximo a uma janela ou em um local que bata sol durante um período do dia pode ajudar bastante. De qualquer forma, quando não há luz do dia será necessário ter uma luminária para ajudar, principalmente se você costuma trabalhar a noite. É possível também puxar um pendente, caso a sua mesa seja muito pequena para alocar uma luminária. O importante é que seu local de trabalho seja claro.

Além de todas essas dicas, vale a pena lembrar que, normalmente, uma bancada de trabalho costuma ter no mínimo 50 cm de profundidade e 70 cm de altura. Seus pés devem ficar inteiros no chão ou em um apoio e seus joelhos em um ângulo de 90 graus. Portanto, a escolha de seus materiais, incluindo uma cadeira de escritório confortável, devem seguir essas regras de ergonomia.

Compartilhe este post:

Você Também Poderá Gostar

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares