Investindo em Leilão

Leilão de Imóveis: investimento com baixo risco

Muitas pessoas buscam formas de potencializar seus ganhos através de investimentos para não deixar seu dinheiro parado. Porém, é necessário conhecimento e atenção, para negociar de forma segura e vantajosa. Uma possibilidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado é investir em leilões. 

Os leilões são boas oportunidades de investimento pois oferecem alto retorno financeiro, tanto para comprador quanto para vendedor, comparado ao baixo risco do negócio. Contudo, assim como em outros investimentos, é importante considerar alguns aspectos na hora de arrematar um imóvel com o objetivo de investir. 

Conheça o mercado

Antes de começar é preciso saber que existem dois tipos de leilões: Judiciais e Extrajudiciais. Cada um deles possui suas particularidades e vantagens, por isso é importante entender como cada um funciona para identificar qual está mais alinhado ao seu objetivo.

Pontos como avaliação do imóvel, primeira ou segunda praça, imóveis ocupados e formas de pagamento devem ser avaliados pelo arrematante antes de dar o lance.

Leia o Edital

Todos os leilões possuem um edital. É nesse documento que você encontrará todas as regras e direcionamentos para efetivar sua participação e a arrematação. 

Existem imóveis cujo pagamento deverá ser à vista, já outros que permitem o parcelamento. Em casos Judiciais, é extremamente importante que você tenha um advogado de confiança, mas em leilões Extrajudiciais, o processo é finalizado diretamente com a instituição financeira. Todos esses diferenciais podem influenciar no valor a ser despendido, bem como no  momento em que deverá ocorrer o pagamento.  

É através do edital que você terá as informações sobre as condições do imóvel, valor mínimo do lance, condições de apropriação, formas de pagamentos, avarias, entre outras.

Converse com consultores

Quando estamos conhecendo algo novo, um dos primeiros passos é conversar com quem entende do negócio e pode dar algumas dicas ao longo do processo. Mesmo que seja fácil participar de um leilão é importante entender como funciona antes de investir. 

As casas de leilões tem consultores que podem ajudar a direcionar melhor seu investimento, quais os imóveis mais seguros e confiáveis, além de auxiliar também no momento do leilão. Dessa forma, buscar uma leiloeira renomada no mercado, como a Mega Leilões, garante que você faça um bom negócio. 

E os riscos?

Os leilões são atrativos justamente por oferecerem baixo risco. Porém, é necessário estar atento aos valores praticados no mercado. Estando inteirado do que acontece no mercado imobiliário, é possível estabelecer limites para as disputas e fazer um negócio que esteja alinhado com a sua realidade. Isso também ajuda na hora de não perder o negócio, caso o seu lance esteja abaixo das expectativas do vendedor. 

Outro fator que deve ser levado em consideração e que pode atrasar os planos do investidor, é o imóvel estar ocupado. Porém, isso não é um impedimento, já que o comprador pode negociar diretamente com o ocupante a sua saída. Outro ponto de atenção é em relação à conservação do imóvel. Em alguns casos, não é possível fazer a visitação e a compra é realizada apenas com base em imagens ou a descrição do edital. Uma vez que a arrematação é feita, o arrematante deve receber o bem como ele se encontra.

Facilidade e Segurança

Atualmente, a maioria dos leilões acontecem no formato on-line, através das plataformas e sites dos leiloeiros. Tanto Pessoa Jurídica, quanto Pessoa Física podem participar do leilão, desde que tenham cadastro no site e estejam habilitados no leilão de interesse. Essa facilidade permite que você realize toda a negociação em ambiente virtual, de forma ágil e segura. 

Outro fator extremamente importante é que, caso o leilão seja cancelado, você recebe o valor total da arrematação, acrescido da comissão do leiloeiro. Nenhum outro tipo de investimento lhe dá essa garantia. 

Aproveite e confira as oportunidades de negócio em nosso site. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossos consultores!

Compartilhe este post:

Receba as melhores ofertas de leilões diretamente no seu e-mail

Populares